domingo

Wolfgang Kohler

Kohler

 

Gestaltismo

    A escola da Gestalt (Forma, todo, configuração) contesta a explicação das percepções como sendo um conjunto de sensações elementares. Max Wertheimer ( 1834-1943 - fundador da escola), Kurt Koffka e Wolfgang Kohler (1887-1967), defendem que o todo é diferente da soma das partes.
    O objectivo desta escola foi determinar os princípios que determinam e organizam a nossa percepção, ou seja o modo como estruturamos a realidade:
  1. Um conjunto é mais que a soma das partes que o constituem
  2. A forma é a melhor possível nas condições presentes (princípio da boa forma ou pregnância)
    São estes princípios que permitem afirmar que, em condições iguais, os estímulos que formam uma boa figura terão tendência a serem agrupados.
    O cinema é exemplo de um movimento aparente: a sucessão de fotografias que parecem apresentar movimento deve-se a ao modo como nós organizamos a informação, o que é feito a nível cerebral de um modo inato e automático.
    Kohler, estudou o modo como os chimpanzés lidavam com situações problemáticas, tendo chegado à conclusão que possuíam a capacidade de organizar os diversos elementos de uma situação num todo coerente permitindo assim encontrar a solução para o problema.
    Os estudos desta corrente foram utilizados por diversos autores, sendo a sua importância realçada nos estudos sobre aprendizagem.

 

 

 

Biografia: www.infopedia.pt/$wolfgang-kohler

Sem comentários:

Enviar um comentário