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A psicologia

A psicologia

    Integrada durante séculos na Filosofia, a Psicologia só se torna uma Ciência independente nos finais do século XIX, quando Wundt funda o primeiro laboratório de psicologia experimental em 1897. É a partir deste acontecimento que se vão definir, de forma sistemática, objectos e métodos específicos, consoante os problemas estudados.
 

Objecto de estudo

    O objecto de estudo da pscologia é o homem, mais propriamente o comportamento humano, na vertente do consciente/ inconsciente e personalidade do indivíduo. Colocando assim como objecto de estudo o ser humano na sua permanente evolução.

Psicologia Aplicada

     A psicologia aplicada é um ramo da psicologia com objectivos específicos que faz uso de todas as descobertas e princípios científicos alcançados pela "árvore mãe", a psicologia.
    Paralelamente ao desenvolvimento teórico e científico da psicologia, proporcionado pelas diversas correntes científicas, um outro processo - o da sua aplicação - era fundamental, assim nascia a psicologia aplicada, com a necessidade de passar do campo teórico para o campo prático.
    Serve de exemplo o caso em que a psicologia aplicada investiga as diferenças de inteligência em crianças e elabora, com os resultados obtidos, os melhores métodos de diagnóstico da inteligência. Depois o psicólogo clínico e/ou o psicólogo escolar podem administrar os testes de inteligência já elaborados e decidirem respectivamente a melhor terapia ou orientação escolar a adoptar.
    Os fundamentos teóricos da psicologia apoiam a psicologia aplicada que serve de base para o trabalho do psicólogo (apesar deste também poder desenvolver o seu próprio sistema de investigação e, em geral, de funcionamento). Por sua vez, todas as descobertas e aprendizagens efectuadas no campo prático, enriquecem e aumentam todo o conhecimento teórico das duas ciências atrás mencionadas. Por outras palavras, pode-se dizer que a psicologia aplicada e a geral se complementam.
    Na fase inicial, ficou a dever o seu desenvolvimento à psicometria. Esta ciência especializada nos testes e, em geral, nas medições mentais, teve origem quando o psicólogo alemão William Stern (1871-1938) descobriu que a inteligência podia ser medida (conceito métrico de inteligência, 1912).
    A psicometria tornou-se no ramo mais abrangente da psicologia aplicada porque é utilizada em todos os ramos da psicologia.
    O campo de intervenção da psicologia aplicada é imenso. Da área da saúde, à da educação, passando pelo desporto e pela informática.
    Praticamente, todos os ramos que derivam da psicologia ("árvore-mãe") têm por detrás a "mão" da psicologia aplicada. 

A psicologia do desenvolvimento é, portanto, uma especialização da psicologia aplicada que tem como principal objectivo a investigação dos processos que, se alteram durante o curso da Vida, na infância, na adolescência e na idade adulta.

 

    Cabe à Psicologia do Desenvolvimento o estudo do comportamento do Homem durante todo o seu desenvolvimento e crescimento como pessoa. Assim sendo, a Psicologia do Desenvolvimento tem em conta, no seu estudo, o crescimento físico do indivíduo, a sua maturação (a nível neurológico e glandular), a aprendizagem retida dos acontecimentos e experiências vividas pelo sujeito, o seu desenvolvimento referente a mudanças a nível psicológico, mudanças no modo de pensar, mudanças na sua personalidade, mudanças nos seus comportamentos, etc., e, ainda, tem em conta as mudanças ao longo da história e da evolução da espécie, como as mudanças ocorridas ao longo da história pessoal de determinado indivíduo.
    São diversos os métodos utilizados pela Psicologia do Desenvolvimento, dos quais se salientam estudos de diagnóstico e de intervenção, estudos nomotéticos e ideográficos, estudos desenvolvimentais e transversais, estudos clínicos, experimentais e correlacionais, estudos de casos, narrações literárias, estudos de observação participante, estudos de campo, estudos antropológicos e transculturais, estudos de investigação-acção, estudos correlacionais, estudos descritivos causais, estudos experimentais e quase-experimentais. 

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