domingo

Lawrence Kolhberg - Dilemas morais

 Dilema moral, caracteriza-se por ser uma situação na qual reivindicações, direitos ou pontos de vista conflitantes podem ser identificados. As autoras ainda caracterizam o dilema sob duas visões:
    Tanto os dilemas hipotéticos como os dilemas que retratam a vida real, apresentam vantagens no desenvolvimento do pensamento e reflexão morais. 
    Dilemas hipotéticos não possuem uma carga emocional tão grande quanto dilemas relacionados à vida real, uma vez que nesse caso, não se está envolvido pessoalmente na situação. Existe algum distanciamento emocional entre o indivíduo e a história, sendo tidas essas questões impessoais como um tanto mais simples de serem resolvidas. Sabe-se com elas, que ninguém sofrerá pessoalmente uma consequência real, independente da decisão que for tomada. A razão, nesse tipo de dilema é visivelmente predominante.
    Por outro lado, os dilemas da vida real também oferecem certas vantagens para a discussão. Geralmente ocorrem de maneira espontânea, no próprio meio de convívio do indivíduo, tornando, na maioria das vezes, as situações familiares para este. Este tipo de dilema também oferece a vantagem de ter consequências que o próprio indivíduo pode reconhecer e avaliar com relativa facilidade.

Comente, no fórum abaixo, o seguinte dilema:

    Um comboio vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas na linha férrea. Mas há a hipótese de evitar a tragédia: accionando uma alavanca que leva o comboio para outra linha, onde ele irá atingir apenas uma pessoa. Mudarias o trajecto, salvando as 5 e matando 1?

Sem comentários:

Enviar um comentário