domingo

Head Start

A componente cognitiva é uma das mais importantes no desenvolvimento humano. Como tal, as grandes potências demonstraram desde cedo interesse na exploração e investigação de programas que estimulassem o desenvolvimento da criança a todos os niveís, mas dando especial importância ao desenvolvimento cognitivo. Neste contexto, os Estados Unidos da América são um dos grandes investidores neste tipo de iniciativa, implementando programas, que cumprissem os objectivos referidos anteriormente, como por exemplo o “Head Start” e o “SAIL intervation”.
Head Start at East Harlem 
  • Programa subsidiado pelo Estado que surge em 1965 nos EUA e que tem como fim intervir precocemente na educação das crianças.
  • As crianças tinham idades entre os 3 e os 5 anos e eram seleccionadas com base nos salários dos pais. O programa era destinado a crianças desfavorecidas tentando preencher as necessidades a nível emocional, social, de saúde, nutricional e fisiológico destas.
  • O programa tinha duas sessões diárias: das 8 às 11 horas e das 12 às 15 horas.
  • Havia aulas de socialização enquanto melhoravam também outras competências académicas e aulas de natação.
SAIL Intervention
  • Programa com tinha como fim ensinar as crianças a ler antes do tempo de escola, melhorar a sua literacia e vocabulário.
  • Era constituído por 8 semanas, 4 dias por semana, 20 minutos por dia.
  • Neste programa os professores liam para as crianças tentando integrar no vocabulário destas 3 palavras por história.
  • Quanto aos resultados, concluiu-se que as crianças melhoraram o vocabulário e a sua capacidade narrativa, no entanto a compreensão não teve grandes melhorias. Ler para as crianças pode não ser suficiente para melhorar a sua literacia.


Os resultados deste tipo de programas continuam a gerar polémica, contudo o programa “Head Start” demonstra conclusões muito positivas:
  • Com 3 anos de idade, as crianças que participam nestas actividades possuem um leque de vocabulário superio
  • Verifica-se um significativo desenvolvimento a nível social e emocional (segundo o departamento de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos, em 2002)
  • Os participantes destes programas atingem melhores resultados em testes de conhecimento, reprovam poucas vezes e atingem melhores classificações na escola (segundo Barnett, 2002; Ludwig and Miller, 2007);
  • A nível de saúde registam-se mais imunizações e acesso a cuidados dentários, e menos óbitos;
  • A nível económico, o que seria uma fonte de despesa, demonstra ser uma fonte de receita, por cada dólar investido, ganha-se 9 dólares (segundo Meier, 2004)

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