domingo

A vinculação

    Necessidade inata e básica do bebé para manter relações de proximidade e afectividade com as suas figuras preferenciais:
  1. Informa a mãe do desejo de interacção de bebé;
  2. Comportamentos de vinculação: o sorriso, a vocalização, o agarrar, o gatinhar, e o choro
    http://i258.photobucket.com/albums/hh278/meusrecados/bebes/bebes23.gif
Os bebés devem ter várias figuras de vinculação:
  • facilita a aprendizagem por observação;
  • a estimulação é mais rica e variada;
  • uma relação de ansiedade pode ser compensada com uma outra relação mais segura.

Em suma,

    O processo de vinculação permite a manutenção do nosso lado afectivo, está ligado à nossa atitude enquanto seres humanos. É este processo que nos caracteriza e nos faz ser quem somos.

É usual dividir o processo de vinculação em três fases:
     1. Até aos 6 meses: formam-se os processo de discriminação de figuras de vinculação. É importante a presença contínua de uma figura de vinculação (as separações devem ser breves).
     2. Dos 6 meses aos 3 anos: as crianças não só manifestam preferência por determinadas figuras, como revelam medo, cautela ou, inclusive, rejeição clara por outras.
     3. Após os 3 anos: a criança desenvolve uma vontade própria e compreende as acções do outro. O desenvolvimento da linguagem e da sua capacidade de pensar em função do tempo e do espaço aumenta as suas capacidades cognitivas e permite-lhe suportar o afastamento da figura de vinvulação (essencial para o desenvolvimento da autonomia).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirJq7NfPkMqMeSZe7yTNlODr3W8oDogGdfJwMgNw0Dun7WeOZadPuB2Q-OwjNdCLh827HwFOf_RtK0oJAN-8xkouQvMfjlq95HznCDeUTdyAaA6XlW-WR0312FrC0AMh5xslldcuJ32OUn/s400/Mae-bebe.jpg


Sem comentários:

Enviar um comentário