domingo

John Watson

Watson

 

O Behavorismo

     
    Watson pretendeu tornar a psicologia uma ciência aplicável aos animais e seres humanos. Para tal a psicologia tinha de limitar-se ao estudo dos comportamentos observáveis, directa ou indirectamente. A psicologia podia então medir respostas, utilizando o método experimental.
    A base do behaviorismo é de que um estímulo (S) provoca sempre a mesma resposta (R) pelo que não só seria possível prever os comportamentos mas igualmente controlar a produção desses comportamentos (S → R): conhecendo os estímulos que age sobre o organismo, seremos capazes de prever a resposta; conhecendo a resposta poderemos identificar o estímulo/situação que a provocou. Para os behavioristas, o comportamento do ser humano e o seu desenvolvimento dependem totalmente do meio em que o sujeito se encontra inserido (o sujeito tem um papel passivo no processo de conhecimento e desenvolvimento). A hereditariedade é ignorada valorizando-se apenas a influência social e o meio.

→ Watson estudou as descobertas feitas por Ivan Pavlov – o reflexo condicionado – e desenvolveu pesquisas em biologia e fisiologia, e no comportamento de animais e da criança, concluindo que o comportamento humano era sob muitos aspectos semelhante ao comportamento animal.
    Com base nesta constatação e inspirado nas descobertas de Pavlov, criou dentro da psicologia uma nova corrente, o Behaviorismo/Comportamentalismo. Segundo ele, o comportamento dos organismos complexos responde a situações de acordo com a sua rede nervosa, a qual está condicionada pela experiência.
    Watson desprezou a hereditariedade como responsável pela personalidade, que atribuída exclusivamente à experiência e ao condicionamento do comportamento. “Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepará-la-ei para se tornar um especialista que eu seleccione: um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados”.

Teses fundamentalistas do behaviorismo:
1.      O comportamento compõe-se inteiramente de secreções glandulares e movimentos musculares, sendo redutível a processos físico-químicos.
2.      A resposta está condicionada pela situação ou estímulo – existe sempre uma resposta a todo e qualquer estímulo. O behaviorismo não nega que entre o estímulo e a resposta se passe algo no interior do sujeito, mas considerava que tal não é objecto da psicologia. Os comportamentos mais complexos podem ser entendidos como cadeias/redes de reflexos mais simples.
3.      A psicologia deve estudar o comportamento (behaviour) e só o comportamento – rejeição da psicologia mentalista do estruturalismo. Inspirado na biologia, Watson define que o organismo executa face a estímulos também objectivamente observáveis.

Em suma,

  • Objecto de estudo: comportamento ( aprendizagem condicionada pelo meio onde nos encontramos inseridos. O comportamento humano é produto de condicionamentos, isto é, de associações entre uma resposta e um estímulo);
  • Método de estudo: método experimental - define uma amostra da população e divide-a em dois grupos (grupo experimental/grupo de controlo)

Biografia: pt.wikipedia.org/wiki/John_B._Watson

Sem comentários:

Enviar um comentário