domingo

Genética Comportamental

 A genética comportamental é uma disciplina científica que estuda os mecanismos genéticos e neurobiológicos envolvidos em diversos comportamentos animais e humanos. Podemos, então, caracterizá-la como uma área de intersecção entre a genética e as ciências de comportamento.
    É, também, um campo no qual a variação entre os indivíduos é dividida entre componentes biológicos e componentes ambientais. As metodologias mais comuns de pesquisa são estudos envolvendo famílias, gémeos e casos de adopção.
    As pesquisas no campo da Genética Comportamental têm demonstrado que praticamente todos os aspectos da personalidade humana têm a sua origem tanto em factores biológicos como em factores ambientais.
    No seu estudo, a genética comportamental baseia-se em algumas questões fundamentais:
  • Pode um traço comportamental influenciar uma família?Se é verdade, podem os genes explicar as semelhanças e as diferenças individuais?
  • Se é verdade, ainda, qual é a natureza da influência genética?
  • Onde é que os genes estão localizados?
  • Quais as proteínas que são portadoras de códigos genéticos?
  • Como é que cada gene produz uma determinada função?
    Para responder a estas questões desenvolveram-se os dois seguintes métodos:
1. Métodos epidemiológicos - baseiam-se no estudo de clusters de traços especiais em famílias e populações. O seu objectivo é facultar explicações que permitem a divisão e a quantificação das influências genéticas, por um lado, e ambientais, por outro.
2. Métodos de genética molecular - baseiam-se no estudo da bioquímica do DNA; são aplicados na identificação e localização de genes; são realizados com animais que permitem a manipulação desses genes: estudos de associação e estudos de mutação e sequências de DNA.

Sem comentários:

Enviar um comentário