domingo

Desenvolvimento motor e sensorial

    Sabe-se que o desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, como a interacção com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança.
  • Progressão céfalo-caudal - o controle motor segue uma progresssão de desenvolvimento que vai das movimentações da cabeça (postural e exploratórias), seguindo da cintura escapular, abdominal, pélvica e membros inferiores. Desde o inicio dos ganhos posturais até à mobilidade dependente, decorre um ano. Esta evolução é resultado do aperfeiçoamento das acções na direcção céfalo-caudal.
Ex: no período neonatal, os bebés controlam primeiro a musculatura da cabeça, pescoço e tronco e só mais tarde das pernas e dos pés;
No estádio pré-natal, primeiro forma-se a cabeça, depois os braços e por último as pernas
  • Progressão próximo-distal - controle da musculatura do centro do corpo às extremidades. Acontece em relação aos processos de crescimento do corpo e nos ganhos de habilidade motoras.
  • Progressão da acção concentrada para específica - movimentos como pegar em objectos tornam-se fluidos, uma vez que o bebé já tem em conta as caracteristicas do objecto e do ambiente em questão.

 Desenvolvimento Sensorial

O bebé está constantemente a receber e a responder aos estímulos do ambiente em que vive. Por volta do sétimo mês no útero, os cinco sentidos (olfacto, visão, audição, paladar, tacto) estão desenvolvidos. Como recém-nascido, já pode ver, ouvir, sentir, saborear e cheirar. Alguns dos cinco sentidos do recém-nascido precisam de um tempo para se desenvolver completamente. Portanto, a partir do nascimento, o bebé tende a desenvolver estes sentidos através da interacção e da adaptação ao novo meio.

Sem comentários:

Enviar um comentário