domingo

Jean Piaget - Estádios de desenvolvimento

 A inteligência, segundo Piaget, constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios. A cada estádio correspondem estruturas mentais organizadas que envolvem diferentes mecanismos. Partindo dos reflexos simples do bebé (sucção, preensão, etc), herdados geneticamente, a criança vai construindo estruturas mentais até atingir o pensamento formal.

Sensório-motor

    (nascimento aos 18/24 meses aproximadamente) - a inteligência é fundamentalmente sensorial - o bebé capta todas as informações através dos orgãos dos sentidos - e motora - exprime-se através dos movimentos. É uma inteligência prática, em que não há linguagem nem capacidade de representar mentalmente os objectos. Começando por uma actividade essencialmente reflexa, o bebé vai construindo progressivamente novos meios que lhe permitem explorar o ambiente, agindo sobre ele. É através dos esquemas sensoriomotores que se processo a adaptação ao meio.
    É neste estádio que aparece a noção de objecto permanente ou permanência do objecto - a criança procura um objecto escondido porque tem a noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê. É graças à observação e à exploração do mundo que a rodeia que a criança contrói as estruturas lógicas que aparecerão mais tarde.
    A inteligência prática, centrada nas acções directas, vai dar ligar à inteligência representativa, ao pensamento constituido por acções interiorizadas.

Pré-operatório

    (2 anos a 6/7 anos) - uma das mais importantes conquistas deste estádio é a emergência da função simbólica, isto é, a capacidade de representar mentalmente objectos ou acontecimentos que não ocorrem no presente, através de símbolos - palavras, objectos, gestos.
    A linguagem é uma das mais importantes manifestações da função simbólica: as palavras, as frases representam pessoas, situações, objectos, acções. No jogo simbólico, no fazer de conta, a criança imita, representa um conjunto de comportamentos, de acções: finge que dorme, que lê o jornal, etc. Os objectos passam a representar o que a criança deseja: um garfo pode ser um telefone ou um avião. A imagem mental (representação mental de objectos ou acções não presentes no campo perceptivo) e o desenho são também manifestações da função simbólica.
    Este estádio vai encontrar a sua designação - pré-operatório - ao facto de a criança já pensar mas ainda não ser capaz de fazer operações mentais (acção interiorizada reversível). É um pensamento intuitivo baseado na percepção dos dados sensoriais. Nas experiências levadas a cabo por Piaget, a criança responde à questão que lhe é colocada com base na aparência, isto é, com os dados imediatos da percepção - depois de ter constatado que dois copos têm a mesma quantidade de líquido, se diante dela se verter o líquido de um dos recipientes para um copo mais alto e fino, a criança responderá que este tem mais quantidade de líquido.
    Uma outra característica deste estádio é o egocentrismo - a centração impede a criança de compreender que, sobre a realidade, há outras perspectivas além da sua. Domina, portanto, uma visão unilateral e superficial do real. A realidade, encarada por um  pensamento mágico, é o que a criança sonha e imagina no jogo simbólico.

Operações Concretas

    (6/7 a 11/12 anos) - é durante este período que as crianças começam a ultrapassar o egocentrismo que caracteriza o período pré-operatório. O pensamento é lógico, desenvolvendo conceitos e sendo capaz de realizar operações mentais. Contudo, a designação do estádio indica, só é capaz de operar, de resolver problemas, concretamente, isto é, se estiver na presença de objectos, das situações.
    A capacidade de operar assegura que já há reversibilidade: no exemplo atrás descrito, já é capaz de dizer que a quantidade de líquido é a mesma, porque interiormente, mentalmente, processa a acção inversa. Desenvolve, assim, a noção de conservação da matéria sólida e líquida e, mais tarde, do peso e do volume. Desenvolve conceitos de espaço, tempo, número, lógica. Compreende a relação parte-todo e já é cpaz de fazer classificações e seriações.
  

Operações Formais

    (a partir dos 11/12 anos) -  este estádio caracteriza-se pelo aparecimento de um novo tipo de pensamento: o pensamento abstracto, lógico e formal. Diferentemente do estádio anterior, já resolve problemas, já opera sem o suporte concreto - realiza operações formais. Coloca mentalmente as hipóteses, deduzindo as consequências: raciocínio hipotético-dedutivo. Pensa abstractamente, formula e verifica hipóteses. Esta capacidade abre caminho à reflexão filosófica e científica. Compreende que, para além da sua perspectiva sobre um dado problema ou situação, os outros podem ter opiniões diferentes.
    Surge um novo tipo de egocentrismo: o egocentrismo intelectual que leva o adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias e convicções são as melhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário