domingo

Maturação física na adolescência

 A adolescência é definida como o período de crescimento/desenvolvimento que ocorre entre o início da puberdade e o alcance da maturidade física e emocional. As raparigas sofrem maiores modificações durante a puberdade que os rapazes, têm tendência a atingir a puberdade antes e levam menos tempo para chegar à maturidade. 
A adolescência nas jovens começa por volta dos 11 anos de idade e vai até os 16. Nos rapazes, o período correspondente vai dos 13 aos 18 anos de idade. Depois os 14 anos aproximadamente, os rapazes são, em geral, mais pesados e altos que as raparigas.

    Alterações físicas nos rapazes:
  • aumento dos orgãos genitais;
  • aparecimento de pêlos púbicos, na face e nas axilas;
  • a voz torna-se mais grave.
     Nas raparigas...
  • crescimento dos seios;
  • surgem pêlos púbicos e também nas axilas;
  • aparecimento da primeira menarca.
    Os adolescentes com dificuldades de se adaptar às mudanças físicas podem-se tornar depressivos ou apáticos. Por outro lado, existem ocasiões onde o bem estar excessivo leva o adolescente a surtos de entusiasmo.

    Reacções contra a autoridade são comuns: o jovem neste período frequentemente experimenta o desejo de expressar sua própria personalidade, formar um carácter definido e provar o máximo de sensações possíveis.

    Estas mudanças naturais no comportamento provocam stress no adolescente e esta angústia deve ser reconhecida pelo próprio adolescente ou pelos seus pais.

    Os adolescentes sofrem uma pressão considerável de seu próprio grupo. O processo de maturação do corpo em direcção à maturidade física também pode causar algum desconforto e embaraço. Os pais podem ajudar transmitindo compreensão, simpatia, conselhos e discussões sobre todos os problemas fisiológicos e psicológicos que acompanham este período da vida. Os adolescentes que levam mais tempo para amadurecer, especialmente os rapazes, têm tendência a uma auto-estima menor que aqueles que amadurecem precocemente ou em uma idade média. 

Sem comentários:

Enviar um comentário